terça-feira, 15 de junho de 2010

Conceitos de Grupo e Equipe



Conceito de Grupo = indivíduos em interação e interdependência, compartilhando informações com responsabilidade individual e habilidades variadas para juntos atingir objetivos. Os grupos podem ser formais ou informais.
Formais, são definidos pela estrutura da organização, neles o comportamento das pessoas é dirigido em função das metas.
Informais, são grupos formados naturalmente dentro da organização surgindo conforme a necessidade de contato social. As pessoas podem se juntar para atingir um objetivo, sendo ou não membros de um grupo.
Os grupos normalmente se formam porque seus membros possuem algumas características em comum.

Conceito de Equipe = indivíduos capazes de melhorarem o desempenho quando a tarefa requer múltiplas habilidades, julgamentos e experiências, quando se tem o propósito de competição mais eficaz e eficientemente.
As equipes tendem a ser mais flexíveis e reagem melhor as mudanças, rapidamente são montadas, desdobradas, e desmontadas.
Uma equipe gera uma sinergia positiva por meio do esforço coordenado individual resultando em um nível de desempenho maior.

8 comentários:

  1. Grupo é um CONJUNTO de pessoas com objetivos comuns e se reúnem por alguma afinidade. Neste caso estas pessoas criam uma aliança voltada mais por afinidade do que por um objetivo a alcançar, mesmo assim se cria resultados aceitáveis a bons, ja uma equipe é um grupo que que esta em busca de seus objetivos e está focado em alcançá-los de forma compartilhada. A comunicação entre os membros é verdadeira criando opiniões completamente diferentes por parte de cada integrante da equipe.

    ¨TODA EQUIPE É UM GRUPO MAIS NEM TODO GRUPO E UMA EQUIPE¨

    ResponderExcluir
  2. Quando formamos grupos, nos unimos por um ou mais propósitos afim de atingi-los, não importa de que forma. E no caso de equipes ao se reunirem todos passam a ser mais analíticos no intuito de chegar no objetivo final, se aproveintando da experiência de cada membro, acaba sendo a forma mais eficiênte de atingir metas, mas as vezes por ser muito analítico pode demorar mais na conquista destes objetivos.

    ResponderExcluir
  3. Na atual realidade em que vivemos, sermos equipes é muito mais comum e rotineiro do que vivenciarmos em grupo. Isso porque a informalidade da comunicação e a má administração do nosso tempo, nos permite estar entre pessoas em momentos que é necessário o conjunto para conclusão de alguma atividade. Se parassemos para pensar, concluiriamos que um grupo é muito mais saudável e inteligente do que uma equipe. Devemos buscar mais grupos e menos equipes!!!

    ResponderExcluir
  4. o que devemos estudar para compreender os grupos, estruturas e indivíduos?

    ResponderExcluir
  5. Grupo, quando mais de uma pessoa trabalham para atingir metas de forma individual destacada.
    Equipe, conjunto de pessoas que trabalham para o alcance do mesmo objectivo comum.

    ResponderExcluir
  6. Grupo, quando mais de uma pessoa trabalham para atingir metas de forma individual destacada.
    Equipe, conjunto de pessoas que trabalham para o alcance do mesmo objectivo comum.

    ResponderExcluir
  7. Grupo, cada elemento trabalha por si para alcançar a meta de sua maneira.
    Equipe, elementos trabalham juntos, dividindo as tarefas, trocando conhecimentos, sendo colaborativos uns com os outros, afim de, alcançarem o mesmo objetivo.

    ResponderExcluir
  8. porra pelo amor de deus eu nao consigo!!

    ResponderExcluir