quarta-feira, 16 de junho de 2010

Conceito de Liderança, Poder e Autoridade


Liderança é a capacidade de influenciar um grupo em direção ao alcance de objetivos.

Para a atualidade precisamos de líderes que criem e transmitam visões de futuro e sejam capazes de inspirar os membros da organização a querer realizar essas visões.

Falando um pouco de poder, é sábido que a posição de líder traz influência e decisão sobre as variáveis como poder de contratar, demitir, tomar ações disciplinares, conceder promoções e aumentos salariais.

Quanto maior a relação líder-liderados, mais alto o grau da estrutura da tarefa e quanto mais forte o poder da posição, mais o líder tem controle.

4 comentários:

  1. o papel da Liderança nas organizaçôes tem o poder de aliar pessoas, transmitindo motivação e metas necessárias a fim de atingi - la. esta inserida na sociedade em diversas formas. Seja política, religião, esportes e áreas administrativas, a liderança deverá permitir à equipe á oportunidades de crescimento e desenvolvimento. Incentivando, mostrando que é possível alcançar o objetivo em vista.

    ResponderExcluir
  2. Um protagonista de uma equipe, assume maiores responsabilidades, trabalha mais que os outros e tem uma participação mais ativa na organização, esse é o papel de um líder... representar e atuar em prol dos objetivos. Ser líder é ser fiel, saber delegar, inovar, ser intuitivo e influente. Ninguém pode assumir a liderança sem o conhecimento, mas só o conhecimento não faz um líder!

    ResponderExcluir
  3. Liderança significa fazer as pessoas seguir você de livre e espontânea vontade, as pessoas acabam fazendo a sua vontade com satisfação e acreditando muito mais nos seus resultados, nas formas de como inovar e trazer excelentes resultados tanto para o líder como também para a equipe.

    ResponderExcluir
  4. Tendo como relação o filme o "Sociedade dos Poetas Mortos", concluí que é bem forte e marcante o poder e a autoridade, independente da liderança do professor Keating, para com seus alunos, o resultado do incentivo a liberdade de expressão foi o afastamento dele do internato, provando que naquele contexto, as autoridades dentro da hierarquia do internato prevaleceram. Renata Lima

    ResponderExcluir