domingo, 6 de junho de 2010

Sociedade dos Poetas Mortos


Sociedade dos Poetas Mortos * Nelson Valente A escola está preocupada em ensinar, e não em fazer o aluno aprender a pensar. A chegada do professor Keating ao internato mexeu com as estruturas da instituição, baseada nos princípios da tradição-honra-disciplina-excelência. Embora ex-aluno da Welton School, Keating professava um estilo dito revolucionário, nas suas aulas de literatura inglesa e no relacionamento proposto aos seus discípulos.

7 comentários:

  1. é um filme muito interessante,pois nos mostrar o quanto é importante estimular o poder do aluno a pensar e buscar resposta para os seus questionamentos. fazer ele decidir o que é melhor para si e não ceder as exigencias impostas por quem quer que seja.

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  2. liderança / poder / autoridade

    O filme mostra o poder que as escolas tradicionais Inglesas exerciam sobre a formação dos jovens que eram matriculados em internatos, no caso do filme, só para homens. Através do exercício do poder, os professores impunham aos alunos práticas comportamentais que eles julgavam adequadas, não havendo flexibilidade quanto a outras opções

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  3. Com a chegada de um novo professor (Robin Willians), o qual sugere aos alunos que o chamem de capitão (“pelo menos os mais audaciosos”), os métodos tradicionais, que eram rígidos e preconceituosos (discriminavam as outras áreas de conhecimento que fossem diferentes da ciência) passam a ceder espaço para uma nova metodologia de ensino através da liderança. Ao invés de impor as práticas educacionais da escola tradicional, o “Capitão” consegue conquistar a confiança dos alunos e através de práticas não ortodoxas e constantes motivação, transmitir uma mensagem que pode ser levada também a vida pessoal de cada aluno.

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  4. Utilizando os conceitos acadêmicos atuais, podemos afirmar que o professor “Capitão”, exerceu uma liderança carismática sobre seus alunos e conseguiu transmitir o verdadeiro conceito de equipe. Tal conceito poder ser observado em várias passagens do filme, porém podemos destacar a cena final, quando o professor é dispensado e os alunos levantam-se, reconhecendo-o como líder e mostrando a cumplicidade de uma verdadeira equipe,

    Como um verdadeiro líder, o professor consegue fazer com seus alunos façam o que tem que ser feito, e não aquilo que lhes é imposto.

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  5. O filme nos traz uma visão inovadora da educação para época, com o professor Keating que busca um novo ideal pedagógico numa cultura em que os pais decidiam a carreira que filho deveria seguir como no caso do jovem Neil que acaba se suicidando ao ver que suas escolhas não são respeitadas e ainda pela opressão de seu pai. Uma realidade da vida antiga e um idealizador da modernidade.

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  6. O filme mostra que a autoridade por muitas vezes inibe as pessoas (alunos), fazendo com que elas não se desenvolvam, por vontade própria, mas sim por imposição de idéias impostas a elas, e quando descobrem um líder audacioso para a época e para o perfil de colégio, todos acambam se envolvendo cada vez mais e se descobrindo.

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  7. O filme retrata exatamente do estilo de liderança que hoje esta sendo mais aplicado, "O formador de ideias" os alunos do "capitão" eram preparados para realizar aquilo que eles tinham em mente, a fazer valer a pena a opinião deles sem desmerecer a de nimguém, mas se importando primeiramente com o bem estar de cada um, e era isto que o "capitão" fazia com eles, colocava-os ao maximo para inovar a cada dia mais.

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