segunda-feira, 7 de junho de 2010

Tipos de Liderança

Liderança Carismática = os seguidores deste tipo de líder atribuem a ele capacidades heróicas ou extraordinárias de liderança quando obeservam determinados comportamentos.

Os carismáticos tem uma visão, estão dispostos a correr riscos por esta visão, são sensíveis tanto às limitações ambientais como às necessidades de seus liderados e exibem comportamentos diferentes dos comuns.

Exemplo: um grupo de autores propõe que uma pessoa pode aprender a ser carismática seguindo um processo de três etapas.

1ª) a pessoa precisa desenvolver uma aura de carisma, mantendo uma visão otimista; usar a paixão como catalisador para gerar entusiasmo; e comunicar-se como o corpo, não apenas através das palavras.

2ª) a pessoa atrai as outras por meio da criação de um vínculo que a inspire a segui-la.

3ª) a pessoa traz à tona o potencial dos demais, mexendo com suas emoções.
Liderança Transformacional = são líderes que prestam atenção às preocupações e às necessidades de desenvolvimento de cada um de seus liderados, modificam a maneira de seus seguidores verem as coisas, ajudando-os a pensar nos velhos problemas de uma nova forma; e são capazes de entusiasmar, incitar e inspirar as pessoas a darem o máximo de si na busca dos objetivos do grupo.

Exemplo: diversos estudos com oficiais militares norte-americanos, candenses e alemães, em todos os níveis, mostraram que os líderes transformacionais foramavaliados como mais eficazes em suas atividades. Em resumo, as evidências, de maneira geral, indicam que este tipo de liderança está mais fortemente correlacionada com os índices mais baixos de rotatividade, produtividade maior.

Liderança Visionária = é a capacidade de criar e articular uma visão de futuro realista, atrativa e acreditável para a organização, que tem como ponto de partida a situação presente e a busca de sua melhoria. Essa visão, se selecionada e implemetnada corretamente, é tão enérgica que dá início realemnte ao futuro, despertando as habilidades, os talentos e os recursos para que ele aconteça.

Exemplo: A visão de uma mulher empreendedora e inovadora, que vende produtos que melhoram sua auto-setima, deu ímpeto a uma empresa de cosméticos, pois criou a visão de um negócio.

Liderança de Equipe = o papel do líder de equipe é diferente, pois eles devem ensinar tudo o que sabem e depois deixar que as pessoas tomem suas próprias decisões. São grandes solucionadores de problemas.

Os líderes de equipe são elementos de ligação como os componentes externos. Estes incluem a administração superior, outras equipes internas, clientes e fornecedores. O líder representa a equipe diante desses grupos, assegurar os recursos necessários, esclarece as expectativas dos outros acerca da equipe, colhe informações de fontes externas e as compartilha com os membros da equipe.

Exemplo: quando uma equipe de uma indústria aeroespacial teve uma sobrecarga de trabalho, seu líder assumiu a responsabilidade de contratar mais pessoal. Levou o caso aos superiores e conseguiu a aprovação do departamento de recursos humanos da empresa.

Liderança Multicultural = uma conclusão geral a que podemos chegar em nossa discussão sobre liderança é que os líderes eficazes não utilizam um único estilo. Eles ajustam seu estilo à situação.

Os líderes não são livres para escolher qualquer estilo que prefiram. Eles tem limitações impostas pela condições culturais que determinam as expectativas de seus liderados.

Exemplos: os líderes coreanos devem ser paternalistas com seus funcionários. Os líderes árabes que demonstram amabilidade ou generosidade, sem que isso seja solicitado, são vistos como fracos. Os líderes japoneses devem ser humildes e falar pouco. E os líderes escandinavos e holandeses, quando elogiam alguém em público, conseguem com isso embaraçar o funcionário, em vez de energizá-lo.


3 comentários:

  1. As empresas precisam de lideres em todos os níveis, não apenas no topo. As empresas estão se expandindo e precisando chegar mais perto de clientes e comunidades. Para tudo isso, são necessários varrius estilos de líderes. A idéia do líder sabe-tudo, o cacique, o que decide sozinho, o centralizador, o que tem carisma etc.

    ResponderExcluir
  2. Lider...é muito dificil construí-lo, acredito para que a pessoa seja um lider, ela, tem que nascer para isso, pois muitas vezes, algumas crianças na infância se impõe como lider sobre as outras sobre determinadas situações, e com isso acabam levando este conceito para a fase adulta, pode ser para o lado positivo ou para o lado negativo...mas está liderança vai depender também do meio de convivio social, para definí-lo.

    ResponderExcluir
  3. Cada estilo de ser líder, define o tipo de equipe, como comportamento, atitudes, resultados, portanto é importante entender o objetivo ou meta a ser alcançada para saber que tipo de líder podemos ou até devemos ser

    ResponderExcluir